O know-how é um conceito que pode ser aplicado tanto à parte estratégica como à parte operacional de uma empresa ou indústria. Ele possibilita reunir conhecimentos que envolvem toda a empresa e que torna aquele modelo de negócio um sucesso.
Ao proteger uma tecnologia ou processo pela modalidade de know-how/transferência de tecnolgia a propriedade industrial outorga exclusividade para o seu uso e manutenção.
Know-How /Transferência de Tecnologia
Características do know-how
Hoje é cada vez mais frequente processos de inovação tecnológica que envolve conhecimento competitivo e especifico no mercado. Para proteger uma tecnologia pela modalidade de know-how devem estar presentes as seguintes características:
Deve ser algo concreto: uma certa técnica, um ingrediente específico
Deve distinguir a empresa da concorrência pela eficácia no processo
Deve proporcionar algum beneficio competitivo em relação a outras empresas
Em suma, o know-how não pode ser qualquer técnica utilizada e conhecida no mercado. Só será se ele for exclusivo e inovador.
Contratos de Transferência de Tecnologia
Contratos de Exploração de patentes: essa modalidade busca o licenciamento de uma patente concedida ou um pedido de depósito.
Contrato de cessão de tecnologia: nessa modalidade é transferida a titularidade da invenção entre outros direitos de propriedade intelectual.
Contrato de assistência técnica: onde haverá a contratação de pessoal especializado para prestar um serviço.
Contrato de fornecimento de tecnologia: que envolve o conhecimento técnico chamado de know how.
Spin-offs acadêmicos: ocorren no âmbito académico quando é desenvolvida una tecnologia e para colocá-la no mercado é criado um emprendimento oriundo de uma organização mãe(universidade ou centro de pesquisa.)